sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

 TEMA 4 – 3D - Terceira Dimensão


Física do cinema 3D

O cinema 3D baseia-se na projeção da mesma imagem em pontos diferentes. A imagem formada só pode ser vista com nitidez se forem utilizados os óculos 3D.

Desde que o cinema foi criado, a qualidade do som e das imagens produzidas sofreu grandes melhorias. Uma das últimas novidades foi a criação do cinema 3D, que faz com que vejamos os filmes com imagens cada vez mais reais como se estivéssemos vendo de perto tudo o que está acontecendo.


https://gitanatropical.files.wordpress.com


Mas o que quer dizer 3D?

Essa é a sigla para o termo três dimensões. Os filmes sempre tiveram apenas duas dimensões, a altura e a largura. Entretanto, com a tecnologia 3D, tornou-se possível a percepção da profundidade, que é a terceira dimensão, o que faz da imagem mais real.


Diferentes dimensões
    


Para que a imagem seja formada em 3D são necessárias duas fontes de visão, nesse caso, os nossos olhos. Cada olho vê a imagem de uma forma diferente, o que é conhecido como visão binocular. É isso que faz com que possamos enxergar os objetos ao nosso redor em 3D.

Visão 3D

No cinema, essa imagem é formada graças a um fenômeno denominado de estereoscópico, que consiste na projeção da imagem da mesma cena em pontos de observação diferentes.

O cérebro recebe essas imagens, fundindo-as em uma só. Durante esse processo, as informações sobre a posição, o tamanho e a profundidade dos objetos são obtidas.


visão estereoscópica


Porém, a imagem não é vista com nitidez se os óculos 3D não forem utilizados.

A imagem é formada por dois projetores distintos, sendo que um emite a imagem com raios de luz na horizontal, e o outro, com os raios de luz na vertical.




Os óculos 3D polarizam a luz, tornando a imagem de um filme 3D nítida

Os óculos 3D utilizam uma técnica baseada na polarização da luz. Polarizar a luz significa fazê-la propagar-se em apenas um plano. Cada lente dos óculos possui filtro de polarização diferente: uma das lentes filtra as ondas polarizadas na vertical, e a outra, na horizontal.

Dessa forma, cada olho recebe uma imagem diferente, e o cérebro une as duas imagens, formando uma terceira imagem, o que possibilita a percepção de profundidade na cena.


Visualizador estereoscópico

Fotografia estereoscópica


Referência:

TEIXEIRA, Mariane Mendes. Física do cinema 3D.

Site: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/fisica-cinema-3d.htm. Pesquisado em 02 de dezembro de 2020.

Imagens da Internet.

⚠️ Orientações


✔️
Criar uma formatação diferente e com base na mensagem do texto, criar um panfleto e um cartaz sobre a tecnologia mencionada.


➡️ Salve seu trabalho!  Clique Aqui para o "Início".


E aí? Está gostando?

Deixe seu comentário!!!

Queremos saber: o que você achou da atividade?

👏👏👏👏👏👏👏

👇👇👇👇👇👇👇



Um comentário:

Total de visualizações de página